![]() |
10 setembro 2023 | 16h03 |
Uma escola muito diferente daquela que frequentei nos anos 80, em instalações como a extinta Escola Preparatória João Lúcio de Azevedo ou a obsoleta Escola Secundária de Cascais, mas também muito diferente do atual modelo de escola pública.
Para chegar a esta escola os alunos, professores e auxiliares têm a opção de ir em segurança pelos passeios livres de obstáculos ou carros mal-estacionados, ou de bicicleta, ou de transportes públicos fiáveis e pontuais.
Esta escola, seja ela qual for, tem boas instalações, com manutenção regular dos edifícios e equipamento, tem climatização para fazer face ao frio do Inverno e ao calor da Primavera, não tem humidade nas paredes e não tem obstáculos a quem tenha mobilidade condicionada. As salas de aula são modernas, com o equipamento necessário para ciências, línguas, artes, desporto ou outra disciplina.
Nesta escola todos os professores estão colocados no início do ano escolar e, quando não conseguem dar uma aula por um determinado motivo, são substituídos ou a aula tem lugar noutro dia e hora. O programa é cumprido todos os anos, em todas as disciplinas.
Nesta escola, cujas aulas têm início e fim sempre à mesma hora, todos os dias da semana, os encarregados de educação têm a certeza de que os seus educandos estão em segurança durante o dia.
Nesta escola, para além da Matemática, do Português e de outras disciplinas obrigatórias, os alunos podem, nos seus tempos livres, praticar desporto, aprender música, dedicar-se ao teatro e a outras atividades, ou simplesmente brincar no recreio.
A escola dispõe de meios para apoiar aqueles que, por circunstâncias pessoais, precisem de ser apoiados, seja a nível de aprendizagens, em termos de meios materiais, em questões do foro pessoal ou familiar, ou outras.
Esta escola é gerida por uma única entidade, com o conhecimento e meios necessários, responsável pela contratação de recursos humanos e serviços, e que responde perante os encarregados de educação numa base regular, e não perante sindicatos controlados por ideologias ultrapassadas.
Esta escola é um exemplo de cidadania, de justiça, de democracia, de meritocracia, de responsabilidade social e de respeito mútuo.
Nesta escola todos os alunos, mas todos sem exceção, são iguais em direitos e deveres, e são tratados, por todos, com o respeito que merecem, assim como professores e auxiliares. Se não há portugueses de primeira e de segunda, não há certamente crianças de primeira e de segunda.
Esta é a escola que eu gostaria para Cascais. Só depende de nós chegar lá.
*Coordenador do Núcleo Territorial de Cascais da INICIATIVA LIBERAL (IL)
Outros artigos de MIGUEL BARROS
+ACABAR com os incêndios em Cascais, para quando?
+TÉCNICAS de Política Local para Enganar Eleitores
+Entre o PSD e a Iniciativa Liberal (IL), um Oceano de Distância
+MOTOCICLOS,Trotinetas e Bicicletas
+Autocarro atrasado, outra vez...
+Para que servem estes políticos?
+AFINAL para que serve um Plano Diretor Municipal?
+AUTOCARRO a hidrogénio para transportar ar
+O MISTÉRIO da Ata Desaparecida
+SEM EXPLICAÇÕES ao Fundo do Túnel
+Um futuro diferente para Cascais
*Os artigos de opinião publicados são da inteira responsabilidade dos seus autores e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista de Cascais24Horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário