23 de April, 2024
FOTOJORNALISTA cascalense Marques Valentim e artista São Passos mostram Abril pelo País
Atualidade Cultura

FOTOJORNALISTA cascalense Marques Valentim e artista São Passos mostram Abril pelo País

Mar 15, 2024
MARQUES Valentim e São Passos mostram Abril pelo País

Por Redação | 15h53

O reputado fotojornalista cascalense Marques Valentim e a sua companheira, a artista plástica São Passos, expõem um pouco por todo o País fotografias e obras alusivas ao 25 de abril de 1974, no âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução.

São Passos vai expor no próximo dia 16 de março, pelas 15h30, na Casa das Artes Mário Elias, em Mértola, uma obra inédita, intitulada “Memórias de Abril”, com a artista a responder ao apelo de Manuel Passinhas da Palma, Técnico Superior de História, da Câmara Municipal de Mértola, no sentido de produzir uma obra para a exposição coletiva de pintura intitulada ” 25 de Abril, 1974/2024, 50 anos de Democracia”. A Câmara forneceu a tela virgem e com São Passos vão expor quase uma centena de artistas. Esta exposição estará patente, até ao próximo dia 4 de maio.

Já Marques Valentim, fotojornalista cascalense, atualmente freelancer, inaugura três exposições de fotografia, no próximo mês de abril em três cidades portuguesas, a saber, dia 4 de abril, pelas 16 horas, na Galeria Pintor Samora Barros, em Albufeira, com o apoio da Câmara Municipal e integrada nas celebrações dos 50 anos do 25 de Abril.

“E DEPOIS DO ADEUS – FOTOGRAFIAS COM HISTÓRIA” regressa dois anos depois à mesma Galeria exatamente após ter sido exibida em 2023, no Museu de Portimão, nos Paços do Concelho de Castelo de Vide e na Biblioteca Municipal de Santarém.

Esta exposição revela um pouco da História recente do Portugal Livre, embora traga com ela algumas imagens em tela, que nunca estiveram expostas nesta cidade Algarvia.

No dia seguinte, dia 5 de abril, pelas 18 horas, Marques Valentim inaugura na Galeria da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, uma exposição semelhante à de Albufeira, embora com outras nuances e com imagens inéditas ligadas à vida de Mário Soares, que celebra, este ano 100 anos do seu nascimento.

Tanto a exposição de Albufeira como a de Lisboa, ficarão patentes até ao fim do mês de abril.

Finalmente, a 18 de abril, pelas 18 horas, na Casa Manuel Teixeira Gomes o fotojornalista inaugura “Memórias de Abril “, exposição em que a maior parte das fotografias são obras inéditas do seu vasto e rico espólio.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *